Strip malls: entenda a diferença entre lojas âncoras e lojas satélites

Strip malls: entenda a diferença de lojas âncoras e lojas satélites

Geralmente se fala de lojas âncoras e satélites num contexto de shopping centers, mas os conceitos se aplicam à realidade de um strip mall também, que é, em poucas palavras, um centro comercial ao ar livre ou um ‘shopping a céu aberto’, popularmente dito.

Podemos definir um strip mall como um empreendimento que reúne diversos estabelecimentos nos setores de serviços, comércio e alimentação, em geral.

Hoje em dia eles também são tratados como investimento imobiliário, apesar de serem essencialmente de natureza varejista e esse fato abre portas para novas oportunidades e olhares diferentes sobre o mesmo negócio.

Por que começaram a existir strip malls?

Os fatores resultantes do crescimento urbano, tais como a necessidade de segurança, maior conforto e as condições climáticas incentivaram o crescimento desse importante segmento, em função das estratégias do comércio para atrair a população crescente de consumidores que se expandia para as áreas suburbanas.

Com a expansão das cidades a partir da década de 80, os strip malls cresceram exponencialmente sua participação no mercado varejista, passando a disputar os consumidores com outros centros varejistas.

A partir desse momento, novos empreendimentos foram surgindo e diferentes modulações para cada um, dependendo da área onde se encontrava ou da proposta que cada modelo de negócio apresentava.

Dependendo de cada realidade ou região, esses empreendimentos abriam espaço para lojas maiores com nomes consolidados no mercado, as lojas âncoras, com o objetivo de atrair a atenção dos consumidores locais.

As lojas âncoras, por sua vez, trazem um fluxo de clientes para o empreendimento na totalidade, onde lojas satélites podem se abrigar e aproveitar esse fluxo maior atendendo necessidades pontuais, ganhando em volume se comparado com lojas externas. 

Conheça as diferenças entre lojas âncoras e satélites:

Lojas âncoras

Sabe do lado de fora de um shopping center, onde existem alguns painéis com logomarcas famosas penduradas ali? Eis as lojas âncoras.

As características dessas lojas é ter um tamanho maior em relação às lojas satélites, que poderá atrair um público maior ao shopping, por isso o termo “âncora”, e geralmente são marcas conhecidas por grande parte das pessoas.

Quando um shopping traz para ele diversas dessas lojas, o público do shopping e o consumo pode aumentar muito, ainda mais se for uma marca que não existe na região.

A principal atribuição dessas grandes marcas para um empreendimento comercial é garantir o fluxo, isto é, atração de usuários. Por essa característica, a escolha das marcas que serão usadas na composição das lojas âncoras dos shoppings precisa ser rigorosa, pensando diretamente no público-alvo.

Para a realidade dos strip malls, depende muito de como é a sua modulação, mas geralmente se aplicam marcas de rede de fast food, loja de departamentos, escolas de línguas, agências de viagens ou até mesmo serviços como lotéricas, podem atrair clientes.

Além disso, é importante estar atento a quais marcas ocupam o espaço de lojas âncoras. Isso porque, a depender da localização, o strip mall pode trazer marcas fortes na região, mas que não são tão conhecidas nacionalmente. O importante é que esses grandes espaços sejam destinados às lojas que tenham capacidade de gerar fluxo.

Pensando em termos de investimentos, há mais detalhes que os cotistas devem avaliar além do nome da marca ou a quantidade de lojas âncoras presentes no empreendimento.

Por outro lado, por que empreendimentos como shoppings e strip malls não trabalham apenas com lojas âncoras, dado o porte das empresas e todos os benefícios que elas trazem? A questão está na rentabilidade do empreendimento.

Justamente pela força da marca, essas lojas possuem maior poder de barganha e os custos por metro quadrado da cobrança de aluguel ficam bem abaixo do praticado em lojas satélites. Além disso, pela ocupação especial, não permitiram um mix de lojas completo aos visitantes.

Portanto, a administração do espaço e de fundos imobiliários precisa ser capaz de gerir bem o seu portfólio, mesclando diferentes formatos de operações e garantindo a saúde financeira do empreendimento.

Lojas satélites

Uma loja satélite desses centros comerciais é uma loja comum, com menor porte relacionado às lojas âncoras ou as lojas de fast food, por exemplo. 

Na maioria desses empreendimentos, quem atrai o público são as lojas âncoras, mas a composição só fica completa por causa das lojas satélites que, de fato, são quem movimentam a economia de um centro comercial.

São as pequenas lojas de um shopping, com tamanho inferior a 500 m². Apesar da menor metragem, elas são a maior representação na quantidade de lojistas dentro do mix.

Em um strip mall elas podem chegar a salas de a partir de 35 m² e é justamente esse fato que torna elas e o empreendimento como um todo, um negócio bem-sucedido.

Por terem potencial para atrair uma grande quantidade de pessoas a esses espaços, as âncoras sempre desembolsaram proporcionalmente menos pela locação dos espaços, em relação às lojas menores.

É importante então, quando se administra um centro comercial, ter em mãos um bom mix de produtos para oferecer aos seus clientes e possíveis investidores, dependendo do tamanho do empreendimento. 

Isso para garantir que o seu negócio tenha uma boa saúde financeira e não esteja atrelado a uma grande marca que possa alterar o rumo do seu centro comercial em um único movimento ou que a maior parte da geração de receita do negócio dependa de um único stakeholder.

O Villa Nattu

A Construtora Bier está lançando um empreendimento no centro de Toledo-PR que vai reinventar a cidade: o Villa Nattu. Desenvolvido para ser um strip mall, esse é um projeto imobiliário de alta performance e de grande potencial de valorização. 

Localizado na Av. Maripá, 7000, o Villa Nattu será um complexo de 5 mil metros quadrados de área construída, que irá abrigar 31 lojas modulares destinadas aos setores de gastronomia, conveniência e serviço, além de estacionamento para mais de 130 veículos.

Uma construção sustentável com certificação LEED com diversidade no comércio, espaço pet friendly, pontos de carregamento para veículos elétricos, espaço kids e uma vila gastronômica com completa infraestrutura.

Conheça aqui o projeto completo do Villa Nattu.

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