Villa Nattu – Tudo o que você precisa saber sobre Strip Malls

Muito forte nos Estados Unidos e na Europa, a tendência dos Strip Malls está ganhando o mundo. No Brasil, não poderia ser diferente. A novidade, que já é presente nas grandes capitais, também está ganhando o interior do Paraná — em Toledo, por exemplo. Leia o artigo completo e conheça a Villa Nattu e tudo o que você precisa saber sobre Strip Malls. 

Afinal, o que são Strip Malls?

Os Strip Malls funcionam como grandes shoppings centers em um espaço aberto, ou seja, ao invés dos visitantes e compradores passearem por dentro de um prédio, eles o fazem ao ar livre. Assim como em um shopping comum, as lojas também ficam lado a lado, mas cada uma com seu espaço reservado e sem cobertura entre uma e outra. Além de estabelecimentos para venda de roupas, calçados e maquiagens, por exemplo, os Strip Malls também abrigam outros serviços para os moradores da região, como farmácias, supermercados ou até mesmo academias. 

Nos Estados Unidos, praticamente todas as cidades contam com Strip Malls que recebem as principais lojas do país, como WalMart, Ross, Target, Forever 21, McDonalds e CVS, por exemplo. Nestas regiões, são as grandes marcas que “ancoram” o shopping, dando maior visibilidade e também motivos para as pessoas irem até lá. Por meio desta estratégia de “ancoragem” de uma grande franquia, o público passa a se interessar facilmente pelos Strip Malls, e acabam indo até o espaço para comprar itens básicos de suas rotinas. Quando chegam lá se deparam com outras lojas chamativas e interessantes para demais compras e consumo. 

A fórmula funciona há décadas na América do Norte, Europa, Ásia e Oceania. Um exemplo disso é a notícia de um fundo de Cingapura que investiu mais de 120 milhões de dólares em cinco Strip Malls americanos. Aqui no Brasil, a tendência está se tornando realidade cada vez mais rápido. E, apesar de as grandes capitais já contarem com os shoppings a céu aberto, é no interior que os números chamam a atenção.

Segundo dados da associação ABRASCE (Associação Brasileira de Shoppings Centers), em 2018, quase 57% do total de Strip Malls em atividade no Brasil estavam em cidades do interior. De lá para cá, o número só se multiplicou. 

Strip Mall: uma tendência que só cresce

Com a pandemia do Covid-19 no Brasil, o mercado de shoppings foi gravemente afetado. Em contraponto, os Strip Malls espalhados pelo país tiveram um impacto bem diferente e positivo.

A grande explicação está no segmento dos estabelecimentos presentes nestes shoppings abertos. Como citado anteriormente, grande parte dos Strip Malls contam com uma grande marca de supermercado ou drogaria. Desta maneira, por serem setores considerados essenciais, essas lojas não precisaram fechar suas portas.

Além disso, os Strip Malls possuem uma estrutura maior e mais organizada de estacionamento. Durante as restrições, causadas pela pandemia, os administradores encontraram no sistema de drive thru uma ótima solução.
Uma questão é que os supermercados e drogarias conseguiram manter seus níveis de vendas durante a pandemia. E os demais estabelecimentos puderam retomar rapidamente. Alguns estabelecimentos, como clínicas, salões de beleza e academias de ginástica, foram os mais afetados. Mas esses centros comerciais são formados prioritariamente por operações de conveniência e serviços.

Hoje, já são mais de 160 empreendimentos neste modelo nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. A grande prova de que os Strip Malls estão chamando a atenção é que, mesmo durante a pandemia, mais de 40 novos negócios se associaram à entidade.

Como é a estrutura dos Strip Malls?

O primeiro passo para a criação de um shopping neste estilo é a análise da região. Além de exigir um grande espaço para construção, os Strip Malls devem estar localizados em regiões de grande movimentação na cidade. Desta maneira, a “necessidade de compra” já fica no caminho do público.

Porém, diversas cidades pequenas utilizam os Strip Malls como um “chamariz”, criando novas regiões e novos points de turismo e compras no município.  De acordo com uma pesquisa da ABRASCE, esses estabelecimentos têm alguns pontos em comum:

  • Uma média de 15 a 20 lojas, sendo que pelo menos uma é considerada a “âncora”;
  • Possuem, em média, 3.000 m² de área construída;
  • Entre os principais estabelecimentos estão: supermercados, drogarias, salões de beleza, lojas de calçados, papelarias, livrarias, gastronomia, floriculturas e cafeterias;
  • As clínicas médicas e academias de ginástica são grandes apostas para o futuro dos Strip Malls, se tornando mais um desejo do consumidor no local; 
  • Normalmente, esses empreendimentos não contam com áreas de lazer ou descanso; 
  • Os estacionamentos são extremamente amplos;
  • Os horários de funcionamento são similares aos shoppings comuns, abrindo de segunda a segunda. 

A ideia dos Strip Malls é justamente facilitar a rotina de seus clientes, reunindo todas as necessidades em um mesmo local. O conceito de “one stop shop” já diz tudo, com uma única parada, o consumidor já realiza todas as suas compras.

Principais vantagens dos Strip Malls

Com tanta organização e forte tendência no território nacional, os Strip Malls estão sendo ranqueados entre as principais opções de investimento dos empreendedores. Afinal, vale a pena abrir um negócio neste modelo de comércio? Confira algumas das principais vantagens. 

  1. Redução de custos

Os custos fixos e variáveis são partes muito importantes para qualquer tipo de negócio. Considerando esta questão, os Strip Malls têm uma vantagem muito competitiva em relação aos shoppings convencionais.

Segundo o portal Mercado e Consumo, o valor de locação é muito mais baixo, uma vez que o investimento para construção e manutenção também é menor para o investidor. Outra questão é que estes centros comerciais podem ser instalados em áreas mais residenciais. Assim, os comerciantes fogem dos aluguéis altos em áreas mais centrais. 

  1. Atração de clientes

Como citado anteriormente, a escolha dos estabelecimentos nos Strip Malls é feita cautelosamente. Essa estratégia de marketing dos grandes investidores, garante muitas facilidades para os comerciantes menores. Os clientes chegarão ao espaço e desejarão comprar no local. E muito mais do que boas lojas, os Strip Malls também oferecem estruturas modernas e completas. Um espaço agradável sempre estará na preferência do público. 

  1. Estrutura segura

Muitos investidores optam por abrir os seus negócios dentro dos shoppings convencionais pensando na segurança. Porém, considerando o espaço aberto e a alta visibilidade dos Strip Malls, estes locais também zelam por sistemas de segurança. Os ambientes, geralmente, contam com vigilância nos espaços de uso comum, passeio e, claro, nos estacionamentos. Assim, os comerciantes e o público se sentem muito mais seguros para frequentar os Strip Malls. 

  1. Aumento na visibilidade 

O grande desafio dos empreendedores é realmente encontrar os locais onde seu público está. Ter uma loja dentro de um Strip Mall, sem dúvidas, aumenta exponencialmente a visibilidade do negócio. Afinal, o ímã dos Strip Malls é formado por grandes marcas.

Imagine a seguinte situação: você tem uma loja de sapatos femininos e deseja atingir mulheres de meia idade. Após um longo dia de trabalho no banco da cidade, a senhorita M. decide fazer uma parada para um lanche. Ela escolhe a franquia de uma lanchonete específica no Strip Mall durante o caminho de casa. Logo ao estacionar, ela encontra sua loja com descontos chamativos em seu sapato favorito. Pronto, ela se desvia do objetivo inicial, entra em seu estabelecimento e, provavelmente, uma compra será efetuada.  

Villa Nattu: o primeiro Strip Mall em Toledo (PR) 

Totalmente conectados com a tendência dos Strip Malls, nós da Bier Construtora entendemos que o futuro já é a nossa realidade. Sabemos que tudo que acontece em Toledo é um reflexo direto de nossas ações. Por isso, escolhemos reinventar a cidade!

Os tempos mudam, as coisas mudam, tudo muda. Cada um de nós é agente de toda essa transformação. Quando conseguimos enxergar as coisas com novos olhares, inúmeras possibilidades podem aparecer.
Novas chances de se organizar, novas chances de buscar nossos objetivos, novas chances de redescobrir nossas próprias vidas. Foi assim que surgiu a ideia da Villa Nattu, um projeto moderno e inovador da Construtora Bier, desenvolvido em parceria com a Salamanca Arquitetos. Com uma excelente localização que privilegia lojistas e clientes, o Villa Nattu vai atender Toledo e toda a região.

Com uma estrutura de operação formada por alimentação, comércio e serviços, escolhemos uma das esquinas mais cobiçadas e movimentadas de Toledo. A bifurcação entre as avenidas Maripá e Ministro Cirne Lima tem um fluxo diário de 20 mil veículos. Além disso, também está a poucos minutos do centro da cidade, com supermercados, universidades e clube recreativo.

Se você está em busca de um local inovador, criativo e em constante evolução, conheça todos os detalhes do projeto da Villa Nattu! Seja para investir, abrir o seu espaço comercial ou simplesmente para entender mais sobre Strip Malls, estamos à sua disposição. Acesse nosso site agora mesmo e fale com nossa equipe!