À medida que avançamos 2024, o mercado imobiliário continua a evoluir em resposta a uma série de mudanças globais e locais. Diversos fatores estão moldando o panorama financeiro neste novo ano.
Por isso, faz-se necessário entender as principais tendências e previsões que vão moldar o setor nos próximos meses.
Tempo de leitura: 4 minutos.
Neste artigo, exploraremos as principais perspectivas do mercado financeiro e qual é a influência delas no momento de decisão de investir em um imóvel.
Crescimento estável e constante
Uma pesquisa feita pela revista Isto É, revelou que Toledo está entre as melhores cidades do Brasil de médio porte para morar.
Para José Ramos Rocha Neto, presidente da ABECIP (Associação Brasileira das Entidades do Crédito Imobiliário e Poupança), 2024 pode concorrer a um lugar no ranking de melhores anos do mercado imobiliário.
Acredita-se que, no Brasil, há uma estrutura para aumentar o nível de construção, o que geraria 1 milhão de empregos a mais no setor neste ano.
Essa melhoria depende de um conjunto de fatores, indo do apoio do setor público à melhora de um ambiente econômico como um todo, incluindo a queda das taxas dos juros.
Tecnologia disruptiva
Com certeza, em 2024, a tecnologia continuará a desempenhar um papel fundamental no setor de imóveis.
Desde o uso de plataformas de realidade virtual para visitas virtuais de imóveis até o uso de inteligência artificial para análise de dados de mercado. As inovações tecnológicas estão transformando a forma como compradores, vendedores e corretores interagem no mercado imobiliário.
Então, selecionamos algumas das principais tendências tecnológicas que vão ditar o mercado imobiliário em 2024.
Moeda digital
Há alguns meses, o Banco Central anunciou o lançamento de uma moeda digital, chamada DREX, que vem para trazer mais segurança para as transações financeiras e geração de novos negócios. O Banco Central ainda não anunciou quando o sistema começará a operar, pois ainda se encontra em fase de testes.
Contratos digitais
Com a criação da lei nº 14.063, as assinaturas eletrônicas passaram a ser regulamentadas em todo o país, o que confere em contratos totalmente confiáveis e autorizados, facilitando assim, as transações financeiras.
Leia também: Smart home: as vantagens de adotar a tecnologia residencial
Sustentabilidade e eficiência energética
Com a crescente preocupação e o aumento do debate sobre as mudanças climáticas mundiais, a perspectiva é que sustentabilidade e eficiência energética se tornem ainda mais importantes no mercado imobiliário em 2024.
Os compradores estão cada vez mais interessados em propriedades que ofereçam recursos sustentáveis, como, por exemplo, energia solar, isolamento eficiente e materiais de construção ecológicos. Inclusive, uma pesquisa realizada pela ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) em parceria com a Brain Inteligência Estratégica, revelou que 57% dos entrevistados buscam imóveis com espaços para ventilação e integrados com a natureza. Desse grupo, 56% disseram, ainda, que estariam dispostos a pagar mais caro por um imóvel que possui a tecnologia verde.
Demanda por espaços amplos e flexíveis
Com a cultura do trabalho home office, o mercado imobiliário segue demandando de imóveis com espaços flexíveis e adaptáveis.
Assim, em 2024, a tendência é que os compradores busquem por imóveis que ofereçam espaço para escritórios domésticos, áreas de lazer ao ar livre ou internas, que possuam espaços destinados a esse modelo de trabalho remoto e, ainda, outras comodidades que atendam às necessidades de um estilo de vida em constante evolução.
Taxa Selic mais baixa
A taxa Selic é a taxa de juros básica da economia brasileira. É através dela que as taxas de financiamento, empréstimos e aplicações financeiras são definidas.
No dia 31/01, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), declarou que a taxa Selic seria de 11,25%. Essa é a quinta redução seguida na taxa Selic, que caiu para a menor porcentagem desde março de 2022, quando estava em 10,75% ao ano.
Invista no mercado imobiliário com a Construtora Bier
Agora que você já sabe que as tendências para o mercado imobiliário estão positivas, pode surgir aquela dúvida: Onde posso investir com segurança e certeza de rentabilidade? Com a Bier Construtora!
O Bossa 1616, nosso residencial, é um empreendimento de alto padrão e super bem localizado. Além disso, ele oferece 6 plantas inteligentes e possui o design e a arquitetura com traços marcantes e modernos.
Para você, investidor, é a melhor opção de rentabilidade, pois imóveis de alto padrão tendem a ter uma valorização acima da média.
Para saber mais, visite a página do Bossa 1616.
Confira também estes outros artigos: